“RETORNO À CALMA” - CRIANÇAS CALMAS E RELAXADAS |
|
Fundamentação |
Na sociedade atual as crianças são inundadas de estímulos e
informação ao longo do dia. Assim, aprender a parar, respirar e voltar para
dentro a partir desta idade pode ser extremamente benéfico. Os benefícios
físicos, emocionais e mentais da prática regular de meditação estão hoje em
dia bem documentados cientificamente. |
Calendarização |
Ao longo do ano letivo |
Objetivos |
Reduzir de stress e ansiedade; Desenvolver competências sócio
emocionais e de regulação emocional; Aumentar a capacidade de concentração e
foco; Aumentar a empatia e melhoria nas relações sociais; Diminuir a
impulsividade e a agressividade; Expressar os sentimentos de forma
construtiva; Respeitar os sentimentos dos outros; Refletir sobre o que se
sente o que se pensa e o que se faz; Aumentar
a resiliência emocional e psicológica; Melhorar o ambiente de sala de aula;
Melhorar os resultados escolares; Melhorar o sono e reforço do sistema
imunitário; |
Perfil do aluno (áreas) |
B; C; D; E; F; G; J |
Atividades |
Lugar calmo; Raios de Sol; Relaxamento progressivo; 5 sentidos; Caixa
transformadora; Enraizamento (energia e confiança); uma sessão com a família;
uma sessão com o desporto Sénior; |
Avaliação |
Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de
cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias
e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade escolar. |
Parcerias |
Desporto Sénior; famílias; Associação de Moradores de Ereira; Programa
“Inspira Mais”; |
Sem comentários:
Enviar um comentário