sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Ler com Apetite!

 

LER COM APETITE!

Fundamentação

A leitura enriquece o conhecimento e é extremamente importante na vida do ser humano. É um dos meios pelo qual obtemos conhecimento nas mais diversas áreas. Facilita a argumentação, promove o raciocínio e enriquece o vocabulário, possibilitando o desenvolvimento da produção oral e escrita.

A aquisição de uma boa bagagem de leitura, ao longo da vida de um ser humano, para além de obter conhecimento, desenvolve todas as capacidades de interpretação do mundo que nos rodeia.

Calendarização

Ao longo do Ano Letivo

Objetivos

Incentivar e estimular o gosto pela leitura; Facilitar a aprendizagem da leitura; Promover a criação de hábitos de leitura; Criar oportunidades para a interação entre o leitor e o texto; Concretizar práticas de animação da leitura; Proporcionar o desenvolvimento da competência leitora ; Envolver as experiências com as linguagens artísticas; Sensibilizar para a importância da leitura em contexto familiar; Promover o uso continuo da biblioteca da escola;

Perfil do aluno (áreas)

A, B, C, D, E, F, G, H, I

Atividades

Questionário/entrevista sobre hábitos de leitura; Seleção das obras a serem lidas em sessão coletiva; Preenchimento de ficha de monotorização da leitura em formulário; Sessões de leitura silenciosa; Leitura na floresta; Leitura pelos pais (voluntários da leitura); Leitura com os avós; Livros em casa (vai e vem); Ementa semanal (ementa com títulos de livros); Atelier de expressões; Construção de fantoches; Sombras chinesas; Ilustração/pintura no papel e no Paint; Recorte e colagem; Leitura dos livros “Os nossos Textos” dos anos letivos anteriores;  construção do livro, referente a este ano letivo, “As nossas Histórias” com textos dos alunos; Ler os textos coletivos, escritos no âmbito d’ Ajudaris; participação na edição Ajudaris deste ano; Participação no Concurso Nacional de Leitura; Participação em sessões da Biblioteca Municipal;

Avaliação

Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade escolar.

Parcerias

Biblioteca Escolar; Biblioteca Municipal; professora bibliotecária; professora coadjuvante; Editoras; professora coadjuvante;

Sem comentários: