LER COM APETITE! |
|
Fundamentação |
A leitura enriquece o conhecimento e é extremamente importante na
vida do ser humano. É um dos meios pelo qual obtemos conhecimento nas mais
diversas áreas. Facilita a argumentação, promove o raciocínio e enriquece o
vocabulário, possibilitando o desenvolvimento da produção oral e escrita. A aquisição de uma boa bagagem de leitura, ao longo da vida de um ser
humano, para além de obter conhecimento, desenvolve todas as capacidades de
interpretação do mundo que nos rodeia. |
Calendarização |
Ao longo do Ano Letivo |
Objetivos |
Incentivar e estimular o gosto pela leitura; Facilitar a aprendizagem
da leitura; Promover a criação de hábitos de leitura; Criar oportunidades
para a interação entre o leitor e o texto; Concretizar práticas de animação
da leitura; Proporcionar o desenvolvimento da competência leitora ; Envolver
as experiências com as linguagens artísticas; Sensibilizar para a importância
da leitura em contexto familiar; Promover o uso continuo da biblioteca da
escola; |
Perfil do aluno (áreas) |
A, B, C, D, E, F, G, H, I |
Atividades |
Questionário/entrevista sobre hábitos de leitura; Seleção das obras a
serem lidas em sessão coletiva; Preenchimento de ficha de monotorização da
leitura em formulário; Sessões de leitura silenciosa; Leitura na floresta; Leitura
pelos pais (voluntários da leitura); Leitura com os avós; Livros em casa (vai
e vem); Ementa semanal (ementa com títulos de livros); Atelier de expressões;
Construção de fantoches; Sombras chinesas; Ilustração/pintura no papel e no
Paint; Recorte e colagem; Leitura dos livros “Os nossos Textos” dos anos
letivos anteriores; construção do
livro, referente a este ano letivo, “As nossas Histórias” com textos dos
alunos; Ler os textos coletivos, escritos no âmbito d’ Ajudaris; participação
na edição Ajudaris deste ano; Participação no Concurso Nacional de Leitura; Participação
em sessões da Biblioteca Municipal; |
Avaliação |
Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de
cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias
e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade
escolar. |
Parcerias |
Biblioteca Escolar; Biblioteca Municipal; professora bibliotecária;
professora coadjuvante; Editoras; professora coadjuvante; |
Sem comentários:
Enviar um comentário