ARREGAÇAR AS MANGAS… PAIS À ESCOLA! |
|
Fundamentação |
Constatando as dificuldades da maioria das famílias em acompanharem
os seus educandos, no geral, e em gerirem os efeitos da pandemia,
considerou-se pertinente ressurgir este projeto que já existiu. 78% dos encarregados de educação não domina
as novas tecnologias, do ponto de vista do auxilio aos filhos, e 60% não se
sente à vontade com os conteúdos escolares ou refere que não tem tempo. Pretende-se
auxiliar os pais no seu esforço de acompanhamento dos filhos, atenuando as
suas angústias e canalizando esforços para uma efetiva melhoria do desempenho
destes. É do conhecimento comum que uma boa relação escola – família e a consequente
participação parental são essenciais na formação das crianças e contribuem para
a motivação e interesse dos alunos nas tarefas escolares. Investigações
científicas, recentes, referem que as crianças com maiores probabilidades de
obter êxito, na escola, são aquelas cujos pais apoiam a sua aprendizagem de
uma forma ativa. O interesse pela educação dos filhos pode despertar-lhes o
entusiasmo e ajudá-los a compreender que a aprendizagem traz muitas
recompensas e vale a pena. Não domina as novas tecnologias, não se sente à
vontade com os conteúdos escolares e revela dificuldades |
Calendarização |
Ao longo do ano |
Objetivos |
Promover a aproximação da família à escola; Ajudar a família a
cumprir as suas obrigações básicas; Reforçar a importância do papel da
família na aprendizagem dos seus educandos; Envolver os pais em atividades de
aprendizagem em casa; Incentivar a comunicação em casa; Sensibilizar e
promover o cumprimento de rotinas/regras; Estimular a ação/papel dos pais; Promover
a participação dos pais na dinamização de atividades em espaço escolar; |
Perfil do aluno (áreas) |
E, F, G, I |
Atividades |
Ateliers de Natal; Leituras na sala; Horta comunitária; Comunicar com
os filhos - Rotinas/regras/comportamento; Desenvolvimento Emocional; Acompanhamento
aos trabalhos em casa; Pelo sim, pelo não… um minuto de atenção! -
Estratégias funcionais; Estilos Educativos Parentais; Alimentação; Exercício
Físico; Segurança; APP e plataformas Educacionais; Utilização do e-mail e da
plataforma Teams; Efeitos da pandemia; Grupo de Teatro; Ler com Apetite; |
Avaliação |
Inquérito final e análise de dados. |
Parcerias |
Crescer a Sentir; ATV; CMTV, junta de Freguesia; Associação de
Moradores de Ereira; UCC Saúde Escolar; Escola Segura; |
segunda-feira, 25 de outubro de 2021
Pais & Escola
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário