SUPER AVÓS! |
|
Fundamentação |
Numa sociedade onde tende a existir um aumento do envelhecimento da
população e de idosos institucionalizados, é importante desmistificar
preconceitos ou estereótipos criados em relação a estes, com o propósito que
estas relações permitam que as crianças fiquem com uma perceção diferente em
relação à velhice. As crianças transmitem emoções e alegrias, assim como os
idosos transmitem a tranquilidade e sabedoria. “ De modo geral, os mais
velhos podem oferecer vários tipos de cuidado e repassar conhecimentos e
valores aos mais jovens, sejam estas crianças, adolescentes ou mesmo adultos.
Os mais jovens, por sua vez, podem oferecer suporte material, instrumental e
afetivo aos mais velhos. Desse modo, usualmente, há um intercâmbio de suporte
entre as gerações, em que ambas dão e recebem benefícios.” (Lopes, 2008,
p.26) |
Calendarização |
Ao longo do ano letivo |
Objetivos |
Fomentar as relações interpessoais entre várias gerações; Combater o isolamento e a exclusão social
dos idosos; Promover a solidariedade e a cooperação entre gerações; Fortalecer
vínculos intergeracionais; Envolver a escola, a família e a turma de Desporto
Sénior e outros agentes sociais na promoção da cidadania com encontros e
partilhas intergeracionais; Promover convivências com idosos para a sua autovalorizarão;
Despertar nos alunos o gosto e a curiosidade pela história da localidade e
das suas gentes; Promoção de hábitos de vida saudáveis; Desenvolver e promover
valores sociais; |
Perfil do aluno (áreas) |
A; B; C; D; E; F; G; J |
Atividades |
Contação de histórias; Uma aldeia e as suas histórias; Elaboração de
um livro com a recolha das histórias; Caminhada pela floresta; Visitas ao
património edificado das localidades; uma aula de Educação Física conjunta;
sessões na horta; Ilustração, conjunta, das histórias no Paint; |
Avaliação |
Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de
cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias
e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade escolar. |
Parcerias |
Desporto Sénior; famílias; Associação de Moradores de Ereira; Coadjuvação
a Educação Física; CMTV; |
Sem comentários:
Enviar um comentário