quarta-feira, 27 de outubro de 2021

Os avós na escola

 

SUPER AVÓS!

Fundamentação

Numa sociedade onde tende a existir um aumento do envelhecimento da população e de idosos institucionalizados, é importante desmistificar preconceitos ou estereótipos criados em relação a estes, com o propósito que estas relações permitam que as crianças fiquem com uma perceção diferente em relação à velhice. As crianças transmitem emoções e alegrias, assim como os idosos transmitem a tranquilidade e sabedoria. “ De modo geral, os mais velhos podem oferecer vários tipos de cuidado e repassar conhecimentos e valores aos mais jovens, sejam estas crianças, adolescentes ou mesmo adultos. Os mais jovens, por sua vez, podem oferecer suporte material, instrumental e afetivo aos mais velhos. Desse modo, usualmente, há um intercâmbio de suporte entre as gerações, em que ambas dão e recebem benefícios.” (Lopes, 2008, p.26)

Calendarização

Ao longo do ano letivo

Objetivos

Fomentar as relações interpessoais entre várias gerações;  Combater o isolamento e a exclusão social dos idosos; Promover a solidariedade e a cooperação entre gerações; Fortalecer vínculos intergeracionais; Envolver a escola, a família e a turma de Desporto Sénior e outros agentes sociais na promoção da cidadania com encontros e partilhas intergeracionais; Promover convivências com idosos para a sua autovalorizarão; Despertar nos alunos o gosto e a curiosidade pela história da localidade e das suas gentes; Promoção de hábitos de vida saudáveis; Desenvolver e promover valores sociais;  

Perfil do aluno (áreas)

A; B; C; D; E; F; G; J

Atividades

Contação de histórias; Uma aldeia e as suas histórias; Elaboração de um livro com a recolha das histórias; Caminhada pela floresta; Visitas ao património edificado das localidades; uma aula de Educação Física conjunta; sessões na horta; Ilustração, conjunta, das histórias no Paint;

Avaliação

Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade escolar.

Parcerias

Desporto Sénior; famílias; Associação de Moradores de Ereira; Coadjuvação a Educação Física; CMTV;


Sem comentários: