sexta-feira, 29 de outubro de 2021

A Distância aqui tão perto!

 

A DISTÂNCIA AQUI TÃO PERTO!

Fundamentação

A realidade atual das vivências dos alunos nos mais diversos contextos, sociais, educativos, familiares, é marcada pela presença constante das tecnologias móveis. Verifica-se, que as crianças de hoje mudaram radicalmente os seus hábitos e costumes. A evolução da tecnologia é imparável e todos os dias nos defrontamos com novos equipamentos e softwares que podem ajudar a organizar as estratégias de ensino e a aprendizagem dos alunos. A utilização dos computadores/tablets permite criar ambientes inovadores e tecnologicamente enriquecidos, promotores de uma aprendizagem ativa e de metodologias e cenários de diferenciação pedagógica. Nestes ambientes o centro é, efetivamente o aluno e a sua aprendizagem ativa.

Calendarização

Ao Longo do ano

Objetivos

Promover um ensino inovador; Proporcionar aos alunos, através de novas tecnologias e metodologias, melhores aprendizagens; Tornar mais interativo e dinâmico o processo de ensino e aprendizagem; Proporcionar ferramentas que permitam tornar os alunos mais competentes, técnica e cientificamente; Incrementar qualitativamente a interação professor/aluno; Usar o computador/tablet como apoio à aprendizagem e forma de incentivo ao trabalho com os alunos, de forma colaborativa e/ou individualizada; Utilização de um meio tecnológico inovador que proporciona novas oportunidades de explorar as potencialidades do mundo tecnológico, tornando mais apelativas e significativas as aprendizagens; Proporcionar ao aluno experiências que o coloquem no centro da sua aprendizagem desempenhando um papel ativo na construção do saber;

Perfil do aluno (áreas)

A, B, C, D, E, D, I

Atividades

Questionários no Google Forms; Exercícios no Quizziz, Plickers, Socrative, Wordwall, Educaplay; escrita de texto no word; utilização do PowerPoint para apresentações; Apresentações no Prezzi; Criação de vídeos interativos no Powtoon pesquisa na web, no Youtube, no Pixbay, no Photos for Class, no Pintarest, nas bibliotecas digitais;  participar em atividades colaborativas no Padlet;

Avaliação

Reflexão final, em diálogo com os alunos, sobre a participação de cada um, as dificuldades sentidas, as atividades que foram mais satisfatórias e as aprendizagens realizadas. Refletir sobre o impacto na comunidade escolar.

Parcerias

Outros docentes

Sem comentários: