segunda-feira, 16 de março de 2020

Bem estar da família

Algumas indicações de uma psicóloga amiga:
«Crianças» e «fechadas» são palavras aparentemente incompatíveis. Para que tudo corra bem diante as mudanças provocadas no nosso dia a dia pelo novo coronavírus, a descontração de todos em casa é importante.
Para além disso, é também importante manter as rotinas e não cair no descuido em relação às coisas simples. As crianças devem manter os hábitos de higiene, vestir roupa limpa e acordar e deitar a uma determinada hora. Ordem só vai ajudar num tempo que é diferente.
Também é fundamental que as crianças mantenham contacto com familiares e amigos, pelo telefone ou computador, pois o contacto com outras pessoas diminui o isolamento social.
Perante a situação extraordinária e por causa de tudo o que as crianças já ouviram na escola e nos meios de comunicação social, algumas podem sentir ansiedade. Por isso, poupá-las às constantes notícias será benéfico. Além disso, diminuirá também o medo que possam sentir.
De facto, as crianças não têm a nossa maturidade e compreensão. Por isso, temos de ser mais compreensivos e mais tolerantes diante a impaciência que elas possam manifestar por estarem muito tempo em casa.
Para prevenir a saturação da criança, planear o dia é fundamental. Assim, devemos conversar com a criança sobre o que ela pretende fazer, criando um plano diário de tarefas e atividades lúdicas: a realização das atividades escolares, de trabalhos manuais, de concursos, de danças, de brincadeiras; a leitura e a criação de histórias; a visualização de um filme; e a ajuda nas tarefas de casa podem rapidamente preencher o dia.
Em suma, a serenidade, a descontração e o envolvimento de todos serão fundamentais para o bem-estar da família.

Psicóloga Andreia Quintais

Desenho de crianças em png 2 » PNG Image

Sem comentários: