Os reis Magos
O Menino Jesus nasceu em Belém.
Os sábios do Oriente que vieram adorar o Menino Jesus são chamados de Magos.
Certo dia os Magos viram uma estrela no céu que os avisava do nascimento do grande Rei, seguiram-na com intenção de encontrarem o Menino para o adorarem, caminharam durante muitos dias ao longo do deserto.
Essa estrela acompanhou e orientou os Magos na longa viagem e só parou no local onde estava o Menino.
Os Magos entraram na cabana e viram o Menino Jesus com a sua mãe Maria e com seu pai José. Quando chegaram ajoelharam-se e adoraram o Menino.
Os seus nomes eram Gaspar , Belchior e Baltazar e nos seus cofres levavam os presentes para oferecerem ao Menino: Ouro, Incenso e Mirra.
O ouro significa riqueza e é o metal mais valioso.
O incenso é um perfume que se queima em honra de Deus.
A mirra é um creme perfumado que serve para embalsamar os mortos.
O dia de Reis celebrava-se a 6 de Janeiro, partindo-se do princípio que foi neste dia que os Reis Magos chegaram finalmente junto ao Menino Jesus.
Nalguns países, tal como em Espanha, é no dia de Reis que se abrem os presentes de Natal. Neste dia os pasteleiros têm muito trabalho, pois fazem o bolo-rei onde escondem um brinde e uma fava.
O bolo rei é diferente de todos os outros.
Ele tem a forma da coroa dum rei e é recheado e enfeitado com frutos secos (amêndoas, nozes, pinhões) e frutas cristalizadas.
Todos estes frutos simbolizam as jóias que enfeitam as coroas dos reis.
Dentro dele há uma fava e uma prendinha (brinde). Aquele, a que sair a fava, fica obrigado, no ano seguinte a pagar o bolo.
Aquele a quem sair a prendinha fica obrigado, no ano seguinte, a pagar o vinho do Porto. Neste dia também se cantam as Janeiras.