terça-feira, 19 de novembro de 2013

"Laboratório aberto ao 1º Ciclo"

Hoje estivemos no "Laboratório aberto ao 1º Ciclo", na Escola Secundária Henriques Nogueira.

video
 
 
 
A ida à Escola Secundária Henriques Nogueira
                No dia 19 de novembro de 2013, terça-feira, fomos à Escola Secundária Henriques Nogueira, ao “Laboratório aberto ao 1º Ciclo”.
                O transporte foi feito pelas carrinhas da Junta de Freguesia de Maxial e Monte Redondo.
                Quando chegámos à escola secundária, dirigimo-nos ao laboratório e fomos recebidos pelas professoras Isabel Esteves e Fátima Leal.
                Em seguida vimos um filme sobre o vulcão Etna, em Itália. Nesse filme vimos uma erupção do vulcão e vulcanólogos, pessoas que estudam os vulcões.
Posteriormente fomos fazer uma experiência e começámos a ler o protocolo ou seja o passo a passo para fazermos uma mini erupção vulcânica. Tínhamos um tabuleiro à nossa frente, onde estava o material necessário: tabuleiro com terra do jardim, água, bicarbonato de sódio, corante vermelho, detergente da loiça e vinagre. Começámos por colocar 150 ml de água no balão de vidro e 3 colheres bem cheias de bicarbonato de sódio, agitámos para dissolver. De seguida pusemos 10 gotas de corante vermelho com um conta-gotas e mexemos bem. Depois adicionámos 15 ml de detergente da loiça e misturámos tudo. No tabuleiro da terra escavámos um buraco para pôr o balão de vidro, tapámos a toda a volta e adicionámos o vinagre, o que provocou uma mini erupção.
A seguir deram-nos uma planificação de um vulcão, para pintar, recortar, dobrar, colar e montar. Também preenchemos a planificação com os nomes das partes constituintes do vulcão.
Quando saímos da sala fomos para os bancos, em frente à escola, onde esperámos pelo transporte de regresso.
Gostámos muito deste dia porque fizemos experiências e aprendemos muito sobre vulcões e o interior da Terra.
Gostaríamos de repetir esta visita para fazermos novas experiências.
 
EB1 Ereira
3º/4º anos


Sem comentários: