quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Visita à exposição de artesanato

Hoje, dia 26 de janeiro, fomos visitar uma exposição ao edifício da escola do primeiro ciclo de Casais Brancos. Fomos ver a vida desta aldeia antigamente, com bonecos que uma senhora chamada D.ª Maria Teresa Marinho fez sozinha. Na exposição havia a tremoceira, o sapateiro, a vendedora de ovos, coelhos e frangos, a peixeira, os reis magos, Maria, Jesus, José, o burro, a vaca, duas igrejas, andores, os lenhadores, um homem a fazer as suas necessidades ao ar livre, a tourada, quartos com mobílias de várias cores, moinhos, o barbeiro, uma taberna, a apanha da azeitona, uma senhora a levar o almoço ao marido, a matança do porco, as vinhas, uma eira, o autocarro da Bucelense com o revisor, a lavagem da roupa no rio, jogo das cartas e do dominó, a carteira, um bebé com uma chucha de trapo com açúcar, uma árvore de Natal com bonecos de tecido, duas cozinhas, carrinhos de madeira e balanças antigas.
Com esta exposição ficámos a saber que as pessoas antigamente eram mais trabalhadoras, por exemplo ir lavar a roupa ao rio e não a colocar na máquina, não existiam casas de banho, não havia eletricidade, criavam e matavam os animais em casa, não os compravam no talho e faziam mais trabalhos no campo.
No final havia um livrinho para deixarmos a nossa opinião onde registámos que a exposição estava muito bonita, engraçada e agradecemos à D.ª Teresa por ter feito estes trabalhos que nos mostram como era a vida antigamente.



Micaela


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Free picture slideshow customized with Smilebox



1 comentário:

Pe. José Ricardo Martins disse...

Olá sou o Padre José Ricardo, sou da Aldeia Galega, fiquei muito feliz ao ver o blog e ao ver a artista que é a D. Maria Teresa, conheço muita pessoas daí e pelo menos uma das senhoras que apareceram na tv andou comigo na escola, casais brancos é lindo, e voces turma do moinho mágico são maravilhosos um abraço. umm eu vivo no Porto. meu E-mail é pe.joséricardo@sapo.pt