quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

À procura de vestígios na nossa localidade

Depois de ouvirmos falar sobre a nossa localidade, nós e o nosso professor fizemos um trabalho, fomos à procura de locais e coisas do passado. Na Ereira, encontrámos a fonte Rogério Rêgo Figueiredo, benemérito da Ereira, construída em 1954, encontramos os lavadouros e uma fonte com um mecanismo manual para puxar a água. Também encontrámos a fonte de Santo António, de 1951, que de todas as que vimos é a menos cuidada e alguns moinhos, uns em ruínas, outros em trabalhos de restauro e ainda outros que foram convertidos em habitação.
Chegámos então a uns terrenos de nome Forninho, onde dizem os mais antigos, existiu uma grande quinta, a Quinta do Forninho. Nesse local vimos uma casa onde dizem ter existido a capela da quinta, vimos o local onde existe uma eira e vimos também ruínas de algumas casas e muros de pedra.
Em Vila Seca vimos a capela de Santa Luzia de 1614, ao lado encontramos uma oliveira de 1831, já tem 179 anos. Depois vimos os lavadouros de 1955, onde algumas pessoas ainda hoje lavam a roupa.
Gostámos muito de fazer este trabalho, ficámos a saber muitas coisas da vida dos nossos avós.

Sem comentários: